Presidente do legislativo é condenado pela justiça

O atual presidente da Câmara de Vereadores de Herval, Claudiomor Inhaia, foi condenado pela prática de crime contra a Administração Pública. O vereador teve os seus direitos políticos suspensos por pelo menos três anos, ficando, portanto, proibido de se candidatar nas próximas eleições.


No fato que ocasionou a condenação, ocorrido em 2005, Claudiomor tentou se prevalecer da condição de vereador do Município de Herval para evitar a apreensão de uma motocicleta que lhe pertencia e estava sendo conduzida de
maneira irregular por um conhecido. Após se negar à identificação perante os policiais militares, o vereador foi detido e passou a chutar e ofender os agentes públicos inclusive chamando um de “negro desgraçado”.


Quanto à perda do mandato atual, o Ministério Público já encaminhou requerimento à Justiça para que comunique formalmente a condenação à Câmara de Vereadores para que esta declare o cargo vago. Também será comunicado o partido do vereador condenado para adoção das medidas que entender cabíveis.


A sentença judicial determinou a condenação do réu por desacato à autoridade, e foi integralmente confirmada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Não cabem mais recursos.


O vereador já havia sido condenado criminalmente há um ano pela direção perigosa de veículo automotor e está respondendo a outros quatro processos criminais, dois por prática de ameaça e dois por prática de coação no curso do processo. Em um deles, o fato inclusive envolve violência doméstica, sujeitando-se à aplicação da Lei Maria da Penha.



Assessoria de Imprensa do Ministério Público Estadual

Fone: 51 3295-1820

imprensa@mp.rs.gov.br

Comentários

Jocelí disse…
Boa tarde! Gostaria de parabenizar o meu amigo e companheiro Deomar Shaffer por alcançar a posição de vereador em uma cidade tão conservadora como Herval. Conquista essa merecida! lamento meu, também companheiro Claudio Inhaia, ter sido caçado, por um motivo fútil.Isso prova mais uma vez que Herval mantém o conservadorismo e o corporastivismo, associado de um mau condicionamento político que o eleva ao topo da pobreza e da perseguição tendenciosa, contra as classes mais desfavorecidas. Eu como sociologo e professor de um projeto social do estado venho deixar meu repúdio em relação a essa decisão judicial. Abraços aos cidadãos Hervalenses

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!