Autoridades do município trabalham para assegurar novos investimentos



Uma comitiva de autoridades hervalenses, composta pelo vice-prefeito Fernando Silveira, o secretário de planejamento Toninho Veleda e o secretário de agropecuária, Valmir Miliorança, cumpriu extensa agenda na capital do estado na última semana.

A agenda de trabalho teve início pela secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS. Na ocasião, as autoridades locais foram recebidas pelo secretário Ernani Polo que, em conjunto com integrantes da sua equipe, prestou informações sobre os procedimentos a serem adotados e a documentação que precisa ser encaminhada pela prefeitura, a fim de assegurar o pagamento do valor de R$ 101.169,35 para investimento em projeto de recuperação de solo.

Também merece destaque a reunião no Incra, ocasião em que os representantes do município solicitaram e deverão receber nos próximos dias, projeto executivo relativo a instalação de sistema de abastecimento de água no assentamento Santa Alice (18 de Maio). O governo federal disponibilizou recentemente os recursos para a instalação do pretendido sistema, atendendo demanda do CIDEJA. No entanto, os projetos devem ser elaborados pelas prefeituras pertencentes ao consórcio. Desta forma, a disponibilização desse projeto pelo Incra, deverá agilizar o processo e trazer economia para os cofres da prefeitura.

Outro destaque foi a reunião realizada na sede da FARSUL, entre representantes de diversos municípios da nossa região e o secretário de transportes do RS, Pedro Westphalen. Na oportunidade, as lideranças municipais relataram a situação precária que se encontra a malha viária da região, em estradas sob a responsabilidade do governo do estado, seja pela falta de manutenção, a necessidade de melhoria ou mesmo pela ocorrência de obras que foram paralisadas, como é o caso da RS que liga Pedras Altas a Pinheiro Machado. Situação que afeta e acarreta prejuízos a economia local que tem por base a agropecuária e também oferece riscos para as pessoas que utilizam tais estradas. Neste sentido, ficou acertado que no mês de março o secretário fará um roteiro pela região para ver de perto os problemas apontados e encaminhar as soluções possíveis.

As autoridades do município ainda participaram de reunião na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do RS, em busca de informações para efetivar investimentos na agropecuária local com recursos oriundos da citada secretaria, relativos a dois projetos que somados alcançam a cifra de cerca de R$ 90 mil. Além disso, solicitaram apoio para a desobstrução de um poço artesiano no assentamento São Virgílio, permitindo a continuidade do projeto que prevê a instalação de sistema de abastecimento de água, cujas obras se encontram paralisadas, pois a empresa contratada paralisou as obras na reta final, obrigando a prefeitura a reincidir o contrato.

Durante a viagem a Porto Alegre, o vice-prefeito ainda participou de seminário para os novos gestores promovido pela FAMURS. Segundo Fernando Silveira, além das importantes informações e orientações obtidas no evento, foi motivo de orgulho escutar o palestrante do Tribunal de Contas do Estado dizer que juntamente com Canoas, Pelotas e Passo Fundo, Herval hoje se encontra no grupo seleto de municípios gaúchos que se tornaram destaque e referência em gestão administrativa e fiscal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!