terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Valeu a pena!



Despedir-se de alguém que vai continuar com a gente não é sinônimo de tristeza, mas nem por isso deixa de ser difícil e doloroso.

As virtudes são tantas que é impossível qualificar Ildo Sallaberry servindo-se de apenas um adjetivo: visionário, destemido, ousado, magistral, incansável, desbravador, generoso, inspirador, iluminado...

Tal tarefa se torna ainda mais difícil porque mais que adjetivos Ildo é verbo, ação, alma aflita que faz acontecer.

E não faz movido pelo aplauso, pela busca do voto, pelo gosto dos holofotes, pelo ímpeto de estar no centro das atenções. Ildo faz porque esse é seu jeito de ser, essa é sua missão nessa vida, porque realizar e carregar a sensação do dever cumprido é seu maior troféu. Porque essa também foi a maneira que encontrou de tocar a alma e o coração e, principalmente, melhorar a vida das pessoas.

Hervalense que já andou pelo mundo, porém sempre carregando com orgulho o nome da nossa terra e o nosso jeito interiorano de ser.

Hervalense que nasceu em meio à pobreza, mas que desde sempre foi rico em caráter, ética, competência, dedicação, senso de justiça. Rico em vontade de vencer, compromisso em superar as misérias humanas e materiais, amor por esse chão.

Prefeito de mente aberta e coração liberto que colocou Herval no mapa do progresso e fez com que um povo que vive “longe demais das capitais” descobri-se a si mesmo e seu lugar no mundo.

Muito se fala do cérebro, da inteligência, da sapiência, do espírito de liderança, da habilidade com os números, do crânio avantajado de Ildo. Tudo isso é correto e verdadeiro. Mas quem o conhece mais de perto, sabe que ele tem um coração ainda maior e mais gigante.

Ildo é justo, generoso e agregador como poucos conseguem ser. Ildo é craque, mas sabe montar, comandar e possui a incrível capacidade de jogar junto com o time que raríssimos possuem. Ildo emana uma luz infinita e nunca se preocupa em ofuscar e muito menos apagar o brilho de outrem. Ildo não perde tempo com brigas estéreis, pequenas ou bobas, pois sabe que apenas a grande batalha pelo melhor para todos e todas merece atenção e interessa.

Em 2008 fomos às urnas eleger um prefeito e ganhamos muito mais que o chefe de um poder. Ganhamos um presente; um amigo; um pai; um conselheiro; um orientador; um mestre; um líder à frente do nosso tempo; um companheiro e caminho da caminhada; um comandante leal, firme, seguro e formador de novas lideranças; um ser humano ímpar que se faz enorme porque sabe enxergar, juntar, compartilhar e aplaudir os talentos alheios; um realizador de sonhos que antes pareciam irrealizáveis...

Como nas palavras de São Francisco de Assis, Ildo começou fazendo o que era necessário, depois passou a fazer o que era possível e de repente já estava fazendo o impossível.

Sob o teu comando – querido prefeito Ildo – mudamos nosso município para melhor e também mudamos muito a nós mesmos. Inspirados pelo teu exemplo, aprendemos a colocar o nós à frente do eu. Percebemos que o interesse pela Sentinela da Fronteira deve vir antes e acima de qualquer interesse individual ou de pequenos grupos. Deixamos de buscar desculpas ou culpados, e sim a solução para os problemas. Compreendemos que somar é sempre melhor que dividir. Passamos a ter a certeza que juntos podemos mais e nos tornamos mais fortes e capazes. Descobrimos que realizar é melhor que apenas imaginar.

Ao teu lado, entendemos que é preciso dar duro para fazer bonito. Revelamos nosso sangue no olho e, ao mesmo tempo, o brilho intenso no olhar. Contigo, fomos convocados a separar o joio do trigo e, sobretudo, o público do privado. Montamos na garupa da esperança e demos de relho no medo e no desmazelo.

Nesses oito anos, crescemos uns 8o anos. Crescemos nas obras, nas conquistas, nas realizações, mas também dentro de nós mesmos. Isso porque sob a tua batuta - prefeito Ildo – fomos capazes de superar diferenças partidárias, ideológicas, etárias, de gênero, de origem social, de religião, de cor e tantas outras. Jovens, crianças, idosos, mulheres, homens, pobres, ricos, negros, mesclados, brancos, católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, nativos, assentados, hervalenses de coração, progressistas, petistas, tucanos... recebemos teu chamado e fomos tocados pelo teu apelo para convergir, somar forças, colocar a mão na massa juntos e marchar verdadeiramente rumo a um município mais justo, próspero, altivo, empreendedor, feliz e de todos.

Não podemos falar em ti, Ildo, sem mencionar a dona Tania. Tua fiel escudeira e pessoa que também aprendemos a admirar, respeitar e a amar. Exemplo de primeira-dama, de figura pública e de comandante de uma das pastas mais importantes da administração. Bela, recatada, rebelde com causa, ávida de vida, do lar, do bar, do baile, da rua, dos campos, dos corpos sofridos, das almas aflitas, marcadas pela injustiça e famintas de pão, afeto e oportunidades.

Mulher bonita sem ser exibicionista. Primeira-dama dedicada e presente sem nunca ser intrometida nem soberba nem saliente. Gestora sensível, séria, correta, descentralizadora, competente, com os pés no chão e os braços abertos para acolher aqueles que mais precisam. Pessoa de alma enorme e elevada, sempre disposta a fazer o bem do jeito certo e sem importar a quem.

Assim como tu, Ildo, dona Tania se tornou um patrimônio de todos nós e símbolo do Herval fino, elegante, sincero, digno, decente, realizador e simples que se faz grande porque sabe ser humilde e valorizar a grandeza dos mais humildes.

Agora falta pouco – querido Ildo – para encerrares essa etapa no comando da prefeitura, mas ainda falta o principal: colher muitos dos frutos que plantasses, além de banhar-te com nossas palavras e gestos de gratidão terna e eterna!

De todo o coração, muito obrigado!!! Obrigado por existires! Obrigado por ter apontado o bom caminho! Obrigado por despertar e dar protagonismo aos nossos talentos! Obrigado por acordar o melhor que dormia em nós e no nosso amado Herval! Obrigado pelas inúmeras obras e pelo plantio de tantas boas sementes! Obrigado pelo legado administrativo, político e humano extraordinário que nos deixas!

Vamos continuar juntos e com a certeza que essa empreitada não acaba aqui. É preciso avançar mais e para isso continuaremos necessitando do teu brilho, lucidez, luz, ousadia, generosidade, entrega e espírito criativo e vitorioso!

Nesse momento de despedida, além do agradecimento, nos cabe dizer até sempre querido mestre-maestro Ildo! Vida longa, sucesso nas tuas novas jornadas e tarefas e que Deus siga iluminando teu caminho para que possas seguir iluminando nossas vidas e os caminhos da nossa terra!

Viva o Herval que avança! Viva o povo hervalense! Viva Ildo Sallaberry!


Nenhum comentário: