O Blog busca retratar coisas da vida interiorana e do meu interior, numa abordagem que mistura reflexão, notícias, riso, poesia, musicalidade, transcedentalidade e outras cositas más. Tudo feito com produções próprias, mas também com a reprodução do pensar ou do sentir dos grandes gênios que o país e a humanidade pariram.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Projeto prevê proteção a servidores da prefeitura



Em Sessão ordinária realizada no último dia 19/10, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei de iniciativa da bancada petista que “estabelece o fornecimento gratuito de filtro solar aos servidores públicos municipais”.
Segundo o autor da proposta, “nesses tempos em que a elevação da temperatura e a presença de raios ultravioletas oferecem cada vez mais riscos à saúde, é fundamental a adoção de políticas públicas de proteção dos servidores públicos municipais, bem como de estagiários e trabalhadores terceirizados. Nesse sentido, a presente propositura busca proteger esses profissionais que, expostos ao sol, correm o risco de contrair graves doenças de pele, entre elas o câncer”, argumentou.
A matéria ainda depende da sanção do prefeito Ildo para entrar em vigor.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Momento poético



O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

Mário Quintana

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Agora é lei



A Câmara Municipal aprovou na noite de ontem o projeto de lei de iniciativa da bancada do PT que “dispõe sobre a inclusão de mensagem no rodapé dos receituários do Sistema Único de Saúde – SUS – alertando sobre a proibição da cobrança por atendimentos realizados”.
De acordo com o vereador proponente, a propositura objetiva assegurar o direito à informação, preceituado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei Orgânica do Município de Herval.
Tal iniciativa tem por escopo levar informações ao conjunto da nossa população alertando sobre a proibição da cobrança por atendimentos realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Neste sentido, entendemos que os próprios receituários médicos e odontológicos, configuram-se em espaço privilegiado para veicular a informação relativa à vedação de tal cobrança.
No nosso entendimento, tão importante quanto à oferta das ações e serviços do SUS é a oferta permanente, pelo poder público, de informações sobre as suas normas de funcionamento e os direitos dos usuários.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nota à Imprensa e aos eleitores



Em razão do novo cálculo de distribuição das vagas destinadas a representantes do Rio Grande do Sul na Câmara dos Deputados, divulgado hoje, 6 de outubro de 2010, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) e que alterou a formação da bancada do PT, o deputado federal Fernando Marroni (PT), declara que:


"Tal situação ainda pode ser considerada de caráter precário, tendo em vista a existência de casos de candidatos eleitos que estão com sua situação sub judice, e que os desdobramentos destes julgamentos poderão alterar a composição da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados.

Cabe-nos, ainda, considerar que o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, já explicitou sua determinação de garantir representação política para a Metade Sul do estado seja no Congresso Nacional ou em seu futuro governo.

Diante da importância política da Zona Sul e levando em consideração a diminuição da sua representatividade política no Congresso Nacional, conclamamos as lideranças políticas da região para uma profunda e elevada reflexão quanto às causas da pequena representatividade política que temos alcançados nos pleitos das últimas décadas, bem como seus efeitos para a defesa dos interesses de nossa comunidade regional.

Enquanto no exercício de nosso mandato, reafirmamos nossos compromissos que nos motivaram nesta jornada no Congresso Nacional e continuaremos desempenhando da melhor forma possível o mandato que nos foi confiado pela comunidade da Zona Sul, lutando especialmente por uma nova distribuição dos royalties do petróleo e pela aprovação das PECs do Pampa e 300, além de buscar a implantação da escola de turno integral e auxiliar na composição do Orçamento da União para o ano de 2011, contemplando as justas demandas de nossa comunidade regional.

Agradeço a todos os 87.103 eleitores que confiaram em meu trabalho e fizeram de mim o deputado federal mais votado da história de Pelotas e da Zona Sul do RS."

Fernando Marroni
Deputado Federal (PT-RS)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Casa dos conselhos sedia primeira reunião



Foi realizada nesta quinta-feira, 30/9, a primeira reunião na Casa dos Conselhos, situada na esquina das ruas Rafael Pinto Bandeira e XV de Novembro. O primeiro conselho a se reunir na sede foi o Conselho Municipal de Saúde.
O prédio servirá para sediar os encontros dos dez conselhos municipais. Durante a reunião do Conselho de Saúde foram discutidos assuntos referentes à próxima eleição para a presidência da entidade e apresentado pelo contador Fabrício Falconi o relatório de gestão municipal do primeiro trimestre para aprovação.

por Daiane Madruga, publicado no site www.herval.rs.gov.br


*******************************************************************************

Apenas para complementar esta excelente notícia veiculada na página da prefeitura na internet, gostaria de salientar que a criação da Casa dos Conselhos foi proposta inicialmente por meio da proposição 003/2006, de iniciativa da bancada do PT no Legislativo Municipal, a qual sugeria ao Poder Executivo fosse disponibilizado um prédio para abrigar os Conselhos legalmente instituídos no âmbito no Município de Herval, denominando-o de CASA DOS CONSELHOS.
Parabéns a administração municipal por levar esta proposta a efeito e a todos nós, por mais esta conquista da democracia!!!

Da Vitória e da Luta



Vencemos as forças do atraso, da calúnia e da truculência com larga vantagem no primeiro turno da eleição presidencial em curso. Mas a luta para ampliar e aprofundar cada vez mais o mar de desenvolvimento, solidariedade e democracia aberto por Lula continua ao longo deste segundo turno.
Não podemos arredar o pé da boa luta e perder a oportunidade histórica de continuar sendo protagonistas da história de construção de um país mais soberano lá fora, mais igual aqui dentro e mais nosso dentro de nós mesmos!
É com este espírito que compartilho com vocês as palavras magníficas da magnífica vereadora porto-alegrense Sofia Cavedon:

Queridos(as) companheiros e companheiras, a mais linda vitória é aquela das idéias, do projeto de sociedade, resultado de diálogo, escuta, alegria e garra!

Mais que eleitoral, é uma vitória de compromissos profundos com a equidade, democracia e justiça social.

Ganhamos a confiança de tal jeito dos gaúchos e gaúchas que definimos o rumo do Estado no primeiro turno! E é deste tamanho a responsabilidade de realizar o generoso, ousado e inovador programa de governo que construímos coletivamente!

Mas a intensidade com a qual vamos conseguir realizá-lo vai depender de quem estará à frente do País.

De minha parte não haverá trégua na campanha até vermos Dilma presidenta eleita!

Convido todos vocês para mais esta tarefa extraordinária embalados pelo que Lula nos ensinou: pela democracia mudar a vida de milhões de pessoas!
E Dilma, guerreira incansável, exemplo de aprendizado permanente e de superação, está sofrendo os ataques preconceituosos e rasteiros daqueles que não se conformam com as mudanças de um Brasil, antes para o privilégio de poucos, que se alarga, chama seu povo, respeita, inclui, promove a cidadania e a dignidade. Não aceitemos o debate neste nível.

Sejamos todos e todas Dilma: pacientes, firmes, corajosos, obstinados no tamanho das esperanças de nosso povo!

Vamos confirmar e ampliar sua vitória do primeiro turno e mostrar que MULHER pode sim ser Presidenta da República e liderar a continuidade da construção deste novo Brasil, agora com a parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e seguir influenciando o mundo no caminho da paz e da equidade!

Tarso Governador será o grande líder da contribuição do Rio Grande para esta vitória, como foi de todo o processo até aqui!

Parabéns e obrigada a todos e a todas!!

Sofia Cavedon

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Momento poético



Amar

(Carlos Drummond de Andrade)

Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?

Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
amar o que o mar traz à praia,
e o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?

Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o áspero,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina.

Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.

Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Obrigado e vamos em frente!!!



Obrigado a todas e todos que atenderam ao nosso apelo e nos honraram com o seu voto de confiança neste último 3 de outubro, assegurando uma extraordinária votação em Herval à deputada estadual Miriam Marroni e ao deputado federal Fernando Marroni.

Miriam Marroni 377 votos e Fernando Marroni 833 votos em Herval!!!
Obrigado do fundo do coração! Vamos seguir trabalhando juntos em prol do progresso do nosso país, do nosso estado, da nossa região e do nosso município, promovendo o desenvolvimento econômico aliado a justiça social e o respeito ao meio ambiente.


Viva o melhor para todos nós!!!
Viva todos nós!!!

Seguidores