Estímulo à doação de sangue


A Câmara Municipal aprovou nesta última terça-feira, por unanimidade, projeto de lei de iniciativa da bancada do Partido dos Trabalhadores que “concede a isenção parcial do pagamento de inscrição em concursos ou processos seletivos públicos municipais, aos candidatos que comprovadamente forem doadores de sangue”. A matéria agora precisa ser sancionada pelo chefe do Poder Executivo para entrar em vigor.
Segundo a justificativa da proposição, “a iniciativa visa estimular a prática da doação de sangue, por meio da oferta aos candidatos a um cargo permanente ou temporário na administração pública ou no Poder Legislativo, de uma isenção de 50% do pagamento do valor correspondente a sua taxa de inscrição nesses certames.
Desta forma, buscamos oferecer uma maior tranqüilidade não apenas aos cidadãos que precisem receber sangue, mas também a seus familiares, nessas horas geralmente tão difíceis e tão atribuladas.
Não raro, os familiares dos pacientes que necessitam de doação de sangue, se vêem obrigados a organizar, por conta própria, verdadeiras campanhas de sensibilização junto à sociedade em busca de doadores. Este corre-corre termina por despender uma energia preciosa dessas famílias, já bastante debilitadas em razão da enfermidade que acomete um de seus membros.
Apesar do êxito logrado pela maioria dessas campanhas de sensibilização, no que tange a localização dos doadores, não é difícil concluir que todo este esforço poderia ser ao menos diminuído, mediante o estímulo permanente à doação de sangue, com iniciativas como esta que ora apresentamos.
Por outro lado, ao pleitear um emprego público na esfera do município as pessoas normalmente habituadas a doar sangue, também teriam seu gesto de solidariedade reconhecido e recompensado”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!