Leitura obrigatória


Já lesses o livro História do Herval: descrição física e histórica? O livro de autoria de Manoel da Costa Medeiros foi publicado em 1980 (pelo menos a edição que possuo data deste ano); muitas décadas depois da morte do escritor, falecido em março de 1931. A obra percorre profundamente a cativante “terra do Herval”, desde a sua formação até chegar nas coisas nela ocorridas por volta de 1927. “História do Herval” é um dos poucos registros escritos da vida deste povo que criou e continua reproduzindo o péssimo hábito de marcar os passos da sua “caminhada histórica” apenas com a fala, um traço herdado de muitos povos indígenas, ainda que o nosso território nunca tivesse servido de habitação a uma só tribo indígena, conforme revela o autor. Vale a pena! O livro é envolvente e revelador, e como bem assevera em sua página 216, ao citar as palavras de Artur Schopenhauer:
“Um povo que não conhece a sua história está limitado ao presente da atual geração; esse povo não compreende nem a sua própria natureza e existência, na impossibilidade em que se acha de relacioná-las com o passado que as explica;mesmo pode antecipar coisa alguma sobre o futuro. Somente a história pode dar a um povo a consciência de si mesmo”.

Comentários

hervalense1 disse…
zatonimho e aí blz?...gostaria de ler essa dica que ´´tu´´ dá sobre o livro da historia do herval . como faço para conseguir?....comprar ou atravez de biblioteca...ou ´´tu´´ me EMPRESTA O TEU. Sou daí do herval moro aqui em caxias.. um abraço e obrigado pelo espaço. pensamento;Quem não conheci sua terra e sua historia não conhece a sí mesmo.EMAIL; azambujacaetano@bol.com.br ASS;renato

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!