Parabéns e vida longa ao O Herval!

 


O dia 5 de abril do corrente ano marcou os 29 anos de existência (ou seria resistência?) do Jornal O Herval, uma iniciativa familiar que, além do propósito de registrar a história do nosso município, se tornou parte da comunidade hervalense. Já disse em outras oportunidades que não é fácil manter um periódico de pequeno porte numa cidade com poucos leitores e que, nem sempre, valoriza adequadamente a “prata da casa”. Mas apesar dos pesares, O Herval segue aí de pé, para o nosso reconhecimento e aplauso.

Além do fato de estar sediado “longe demais das capitais” e ter como missão noticiar as coisas da nossa terra, O Herval ainda enfrenta outros obstáculos gigantescos. Falo do monopólio da grande mídia que, no Brasil, pertence e é dominada por cerca de 8 famílias. Além disso, existe uma tendência à virtualização das relações e da leitura, cenário que foi acentuado pela pandemia que atravessamos e contribui para que as pessoas se interessem cada vez menos por materiais impressos.

Ademais, seguindo essa onda da virtualização, as fake news viraram moda e, no lugar dos veículos informativos estabelecidos que pagam seus impostos e podem ser responsabilizados por tudo aquilo que publicam, se tornaram a principal fonte de informação de muita gente, com disparos em massa de notícias falsas ou distorcidas, chegando diretamente no celular de milhões de pessoas. Um esquema criminoso que também acaba concorrendo com a boa notícia e os veículos de comunicação legalmente instituídos e que, como mencionei, colocam a “cara para bater”.

O fato é que mesmo sem alcançar o reconhecimento que merece e uma vendagem que torne esse empreendimento mais saudável enquanto negócio, O Herval cumpre um papel primordial na vida de todos nós, algo que talvez seja percebido mais claramente apenas pelas próximas gerações. Nesse tempo de virtualização das coisas, vale repetir, é muito significativo que nossa história seja registrada através das páginas de um jornal, servindo como documento histórico, fonte de pesquisa ou simplesmente de conhecimento das pautas, cenários, conflitos, conquistas e atores que movimentam a roda da Sentinela da Fronteira.

Parabéns e vida longa ao O Herval!

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!