Compromisso e trabalho prestado por Herval




Não sou muito afeito ao gesto de puxar a brasa para o próprio assado, porém como existem feitos facilmente esquecidos ou nem sempre vistos pelo olhar coletivo, convém lembrá-los para que não sejam apagados ou até apropriados por outrem. Falo da participação do Partido dos Trabalhadores nas gestões municipais, sigla que desde o final de 2011 tem dado uma enorme demonstração de lealdade a um projeto político vitorioso em âmbito local e, principalmente, vem produzindo um legado respeitável em termos de formulação e realizações administrativas.

De início, é bom recordar que o PT ocupa o comando da pasta do Planejamento, órgão estratégico para dar suporte técnico, administrativo e político a todas as áreas da administração, no que se refere à busca de novos investimentos junto aos governos federal e estadual, o qual abriu as portas para a chegada de alguns milhões de reais em obras e políticas públicas no nosso município e cuja criação fora proposta em 2008, ocasião em que o Partido disputou o pleito eleitoral com candidatura própria.

Para quem esqueceu, bom lembrar que ao assumir a prefeitura em 2009, Ildo Sallaberry (PP) encontrou um município impedido de receber recursos oriundos da União (exceto os valores das transferências constitucionais obrigatórias), em razão de Herval se encontrar estacionado no Cadin durante quase todo o governo do seu antecessor. Pois bem, essa pendência foi resolvida rapidamente, com a ajuda do então deputado federal Fernando Marroni, do Partido dos Trabalhadores, o que veio possibilitar que a Sentinela da Fronteira pudesse entrar no mapa de desenvolvimento do país, recebendo o maior volume de investimentos federais da história, entre 2009 e 2015, na reta final do governo Lula (PT) e ao longo da gestão da Presidenta Dilma Rousseff (PT).

Merece destaque também, a articulação política feita permanentemente em Brasília em prol da nossa terra, bem como as emendas que são destinadas todos os anos a Herval por parlamentares petistas, algo que ocorre antes mesmo de 2009. A questão é que antes desse período, as emendas acabavam "batendo na trave", pelo fato já mencionado do nosso município estar no “SPC das Prefeituras”, e aqui cito como exemplo uma emenda do deputado Henrique Fontana que pretendia viabilizar a compra de uma ambulância e outra do deputado Dionilso Marcon, que tinha como objetivo a construção de um Centro Comunitário no assentamento Nova Herval.

Nesse ponto, além das emendas no orçamento em nosso benefício, convém destacar ainda as orientações e o apoio dado por lideranças petistas no acesso do município a importantes programas do governo federal quando comandado pelo PT, como foi o caso da implantação do Polo da Universidade Aberta do Brasil, que contou no início com a colaboração do mandato do deputado federal Paulo Pimenta (PT).

Voltando às emendas, vale registrar que de 2009 para cá, os investimentos indicados pelos parlamentares petistas começaram a chegar e ser transformados em iniciativas concretas, tanto na cidade como no campo, colocando o Partido como um dos principais, senão o principal canal para a busca de investimentos no município. E aqui, vão alguns exemplos: sabe o calçamento da rua 13 de Maio (que dá acesso a escola Padre Libório)? É fruto de emenda do Senador Paulo Paim. E a renovação da frota do transporte escolar que foi realizada há poucos anos? Pois é, parte desse avanço foi possibilitado por duas emendas de iniciativa de Fernando Marroni. E a ampliação e renovação da Patrulha Agrícola, com a compra de novos tratores e implementos agrícolas? Eis um investimento que se tornou possível graças às várias emendas do deputado federal Dionilso Marcon (PT), que também já destinou emenda para atender a saúde da população hervalense. E a obra até então inédita e muito festejada de asfaltamento de diversas ruas da nossa cidade? Mais um investimento viabilizado a partir de emenda do então deputado federal Fernando Marroni.

Ainda falando na perspectiva de novos investimentos em Herval, a partir de emendas no orçamento da União propostas por parlamentares do Partido dos Trabalhadores, o trabalho não para por aí. Tem uma emenda de Dionilso Marcon que deve assegurar a aquisição de novos implementos para a Patrulha Agrícola, os quais se encontram em processo de compra. Tem outra emenda de Marcon destinada à compra de uma caminhonete para a Secretaria de Agropecuária; a emenda do deputado federal Paulo Pimenta (PT), voltada a aquisição de um caminhão para o transporte de leite produzido pela agricultura familiar e mais uma emenda do Senador Paulo Paim, no valor de R$ 200 mil, cujo destino é atender o único hospital de nossa cidade. Além disso, ainda existe o compromisso do deputado federal Henrique Fontana (PT), de destinar emenda ao nosso município no próximo ano, que deverá ser utilizada na revitalização da Praça Marquês do Herval.

Como dizia um grande líder político africano, “o único privilégio de estar na política deve ser o privilégio de servir, servir e servir melhor”. É com esse espírito que, apesar das muitas críticas e incompreensões, o PT vem designando alguns de seus quadros para assumir posição governista e desempenhar um papel protagonista junto à administração municipal, escolha que já ajudou a promover importantes conquistas nos quatro cantos da Sentinela da Fronteira e se constitui numa espécie de “árvore” que constantemente produz novos e bons frutos para Herval e os hervalenses. Afinal, para nós a boa política muito mais que empunhar uma única bandeira, é somar forças e semear conquistas que alcancem a maioria da sociedade, começando pelos que mais precisam.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!