Todos contra o Herval que dá certo?



Ainda é cedo para cravar o cenário eleitoral de 2024, porém com base nos posicionamentos e movimentações das principais siglas e atores da nossa cena política, já é possível arriscar algumas projeções. A primeira é que, no meu ponto de vista, a possibilidade do surgimento de uma “terceira via”, que chegou a ser ensaiada no último pleito, é bem menor ou até improvável agora. Contudo, nenhuma tentativa de mexer no tabuleiro pode ser descartada ou subestimada. Até porque a disputa pelo poder local é uma das principais paixões em Herval e, faltando menos de um ano para o início de uma nova corrida eleitoral, os “aguapés” já começaram a se mexer.

Em relação ao grupo governista, destaco os vários reforços de peso que chegaram e outros tantos que sinalizaram que poderão estar junto. No mais, as cartas estão todas postas sobre a mesa. Não é segredo que o prefeito Ildo Sallaberry comunicou aos líderes partidários e dirigentes do governo que está totalmente focado em conduzir os destinos da nossa terra e construir novas conquistas para a nossa gente até o último dia de gestão. Dessa forma, qualquer definição relacionada a ele disputar ou não a reeleição ficará somente para os "acréscimos do segundo tempo da partida". Portanto, pelo lado governista, a única incerteza é se Sallaberry aceitará o desafio de se submeter novamente às urnas, já que no caso dele não concorrer, não há nenhuma carta escondida na manga e o vice-prefeito Celso Silveira já está escalado, fardado e pronto para entrar em campo.

Do lado da oposição, a grande dúvida é se o PDT, finalmente, terá a consciência do seu tamanho atual, a grandeza de reconhecer o mar de erros e lama no qual chafurdou na sua última passagem à frente da Prefeitura e a generosidade de abrir mão da cabeça de chapa, ou se manterá a postura soberba do “venha a nós o vosso reino”. Lembremos que aquela que logo ali atrás foi de longe a maior e mais enraizada agremiação partidária do município, eleição após eleição vem ficando menor, menos representativa e mais incoerente em relação ao ideário que diz defender, registrando uma derrocada monumental que inclui não apenas quatro derrotas sucessivas nas urnas, como também a perda acentuada de lideranças valorosas e militantes “raiz” (os trabalhistas perderam até o candidato a Prefeito da legenda na última eleição!). Negar a realidade não irá estancar nem reverter a debandada de quadros históricos que foram reforçar o time governista, algo que também serve para afirmar a liderança e o perfil plural, construtivo e agregador de Ildo Sallaberry.

Em relação ao MDB, vislumbro um ar de clara previsibilidade pela frente (e não digo isso em tom de menosprezo). Isso porque, em termos de representação legislativa e contrariando o seu próprio DNA, bem como esquecendo que as pessoas possuem memória, o Partido tem mostrado pouco espírito público e nenhum jogo de cintura. Assim, seus principais expontes se tornaram iguais àqueles que antes combatiam ferozmente e se comportam como um irmão siamês do PDT, que fora seu adversário ferrenho até o desembarque do MDB do primeiro governo do Progressistas, eleito em 2008. Tal posicionamento de andar a reboque do atraso e carregar um peso morto nas costas, a meu ver, contribuiu decisivamente para a perda da cadeira que os emedebistas ocupavam no Parlamento em 2016 e leva a pensar qual dos dois estava errado ou se toda a hostilidade de antes não passou de uma farsa, além de revelar um gesto de afinidade e lealdade que faltou à sigla (que deu a maior sustentação política durante a primeira vitória de Sallaberry e ocupava posição de destaque no início daquele governo), quando decidiu atuar como inimigo na trincheira e logo depois roer a corda, num dos momentos mais difíceis da nossa história e que mais era preciso que os interesses coletivos fossem colocados acima dos apetites pessoais e partidários.

Sobre o Partido dos Trabalhadores, enxergo essa sigla que deu um salto em nível local ao ser contemplada em suas principais pautas para a população e empoderada pelo grupo governista, mantendo-se firme e confortável no papel de escada de velhos algozes e passando pano para ideias retrógradas e personas que simbolizam aquilo que há de pior e mais atrasado na nossa política. Afinal, essa escolha foi feita ainda em 2020, quando para caminhar ao lado dessas mesmas figuras deprimentes e mesquinhas, personagens que andavam afastados da vida partidária (com a alegação de terem sido traídos e mal representados por Lula e o PT no âmbito federal) ressurgiram das sombras com o pretexto de retomar o “PT raiz” e aplicaram uma rasteira nos respeitáveis e experientes dirigentes petistas de então, configurando um golpe que imitou o golpe desferido na Presidenta Dilma. PT cujo vereador eleito reconheceu o erro e hoje faz parte da base de sustentação do governo no Legislativo. PT que preteriu lideranças do campo progressista que estiveram ao lado e colocaram a cara a tapa na defesa do projeto e das lideranças nacionais da sigla na hora ruim e diante da caçada insana vivida pelos petistas, em troca de abraçar antipetistas ferrenhos e representantes convictos do Bolsonarismo aqui entre nós.

Tudo ainda é muito incerto, porém o mais provável é que a maioria dos oposicionistas se una novamente, tentando esconder seu rastro interminável de contradições e buscando pautar a disputa pela narrativa do bem contra o mal, da esquerda contra a direita e dos pobres contra os ricos. Tentarão, ainda, politizar assuntos de foro particular, tipo que o atual Prefeito pisou na bola e jogou fora um casamento de uma vida toda. O fato, que todos nós sabemos, é que a disputa será das realizações contra a retórica; do progresso contra o atraso; das obras contra a destruição; da sensibilidade social contra o pão e circo; da credibilidade contra o endividamento; do respeito à coisa pública contra os predadores daquilo que é de todos; do bem comum contra o bem do próprio umbigo; da certeza de novas conquistas contra o salto no escuro; da renovação constante contra os novos representantes da velha política; do Herval que arrasa contra o Herval que foi arrasado pela sede de poder pelo poder. Nosso povo não é bobo e sabe que Ildo Sallaberry nunca traiu a confiança dos hervalenses. Nossa gente também sabe que uma coisa é reunir forças divergentes para enfrentar um governo desastroso, outra é juntar "gregos e troianos" para combater uma gestão exitosa e com popularidade em alta. A maioria dos cidadãos da nossa terra ainda sabe que estamos no caminho certo e em ótimas mãos e que somente aquilo que já é bom pode ficar ainda melhor.

Comentários

Augusta Medina disse…
Excelente texto! E para resumir vou no simples: "Em time que está ganhando não se mexe!" As pessoas precisam deixar os interesses próprios e pensar mais no bem de uma cidade que está melhorando a olhos vistos. Vivo entre Herval e Pelotas é posso dizer com toda convicção é uma vergonha ver o estado das ruas de Pelotas, sou grata pelo compromisso e empenho do prefeito Ildo e sua equipe para com a cidade de Herval.
Ledir dos Reis disse…
Concordo plenamente,nossa cidade está ficando linda!!! Quantos prefeitos Herval já teve?! E praticamente nada fizeram!!! Vejo as melhorias sim,morei 22 anos fora e retornei em 2016 e as ruas da nossa cidade,de terra ainda, hoje vejo o progresso em praticamente todas as ruas de Herval. O prefeito Ildo Sallaberry e a equipe está de parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾...pq?!, sozinho nada podemos fazer,precisamos de pessoas competentes ao nosso lado para dar certo e isso o nosso prefeito tem. Mas ainda falta algumas melhorias mas, acredito que na próxima gestão do prefeito Ildo Sallaberry serão feitas. Exemplo: Posto de saúde e hospital,mais respeito com os pacientes, não é um favor que estão fazendo a nós hervaleses,pagamos impostos,queremos e merecemos sermos respeitados,fui no hospital raramente vou, só no último caso e estou no meio da consulta e entra a recepcionista e leva uma senhora para vender lanche para o médico,e a consulta é interrompida!!! No posto a gente fica sentada a tarde toda e quando o médico (a),a mesma sena se repete entra lanche, funcionários no meio da consulta entram para perguntar coisas pra médica ,um dia desses fui pegar uma receita entrou uma funcionária com um pedaço de queijo para médica absurdo,falta de respeito,ainda querem ser respeitadas?!!! Mas no posto em funcionários competentes,nota 1000 ex:na área de marcação de transporte,Camila Azambuja Siqueira querida,educada sempre pronta a ajudar o próximo e os motoristas são profissionais capacitados esses tem o meu respeito,exercem o seu trabalho com respeito aos hervaleses,meu muito obrigado a cada um deles 👏🏾👏🏾👏🏾...e um abração meu amigo Toninho Veleda

Postagens mais visitadas deste blog

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!