Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!

 


O ano de 2023 ainda não acabou, porém a essa altura de dezembro, já podemos falar em tom de retrospectiva. Sobre a administração municipal, digo que o saldo é altamente positivo e aquilo que a população mais espera de uma gestão pública, que são novos investimentos em obras estruturantes e na qualificação dos serviços essenciais com equilíbrio das contas públicas, não faltou e os exemplos estão por todos os lados. Por mais um ano, seguimos como referência para as demais administrações públicas desse imenso Brasil e com a serenidade de quem sabe que ainda temos um longo caminho pela frente.

Depois de feito o difícil parece fácil e, ao alardearmos um resultado positivo, não falta quem fale que não se fez mais que cumprir uma obrigação ou que tudo caiu do céu. Acontece que nem todos cumprem com as suas obrigações e, bem ao contrário de termos recebido alguma coisa de mão beijada, as melhorias alcançadas ao longo desse ano foram fruto de muito suor, um comando do mais alto nível, uma equipe administrativa e técnica diferenciada e o engajamento da imensa maioria dos servidores municipais e da nossa população.

Nunca é demais lembrar que, além das perdas no retorno do ICMS, em decorrência das medidas populistas e eleitoreiras de Bolsonaro no ano passado, que Herval convive com os efeitos adversos das mudanças climáticas de forma recorrente. Por conta disso, em 2023 a administração municipal foi obrigada a decretar Situação de Emergência em duas oportunidades, primeiramente devido a maior estiagem dos últimos 20 anos (um município que conta com um orçamento geral previsto de R$ 45.000.000,00 para esse ano, contabilizou uma perda na produção agropecuária superior a R$ 100.000.000,00 em razão da falta de chuvas no verão. Recentemente, o motivo da decretação de Situação de Emergência foi a passagem de um ciclone extratropical, que provocou grandes enxurradas e deixou um rastro de estragos em termos de infraestrutura de mobilidade e transporte, tanto na zona rural quanto na cidade.

Não irei citar números ou listar aqui as principais realizações do ano, pois todos possuem olhos para ver as inúmeras iniciativas do governo municipal que foram executadas ou se encontram em curso. Penso que o mais importante é afirmar que isso tudo não é obra do acaso, e sim a colheita de uma semeadura correta e bem-sucedida. Ou melhor, esse é o resultado de um projeto exitoso ou de um modus operandi que despertou nossa melhor versão, faz a diferença, colocou nossa terra nos trilhos do desenvolvimento, respeita cada centavo do dinheiro público e não para de melhorar a vida e entregar conquistas para a nossa gente.

Aprendi cedo com meus pais a valorizar minhas raízes e focar naquilo que tinha, ao invés de lamentar o que faltava. Penso que essa lição também é essencial quando se observa uma administração pública. Ou seja, tão fundamental quanto vislumbrar novas realizações, é manter viva a lembrança das heranças do passado, dos desafios superados e dos passos dados para chegar ao lugar que chegamos enquanto gestão municipal. Afinal, como ensinou o grande Paulo Freire, “uma das tarefas dos educadores populares (e gestores públicos precisam ser um pouco educadores) é mostrar ao povo os seus avanços, para que o povo não desanime e não caia na desesperança”.

Sim, a prefeitura de Herval precisa elevar os ganhos e o padrão salarial do funcionalismo! Sim, o poder público municipal ainda precisa resgatar várias dívidas históricas, reduzir desigualdades, promover diferenças e assegurar investimentos que fortaleçam a economia local e diminuam a nossa dependência das verbas que chegam por meio das transferências externas! Contudo, cada coisa no seu tempo e se olharmos para trás, veremos que há poucos anos estávamos no fundo do poço (com salários defasados e atrasados ou benefícios dos servidores negligenciados; com veículos e maquinários completamente sucateados; com a filiação partidária ou o compadresco sendo o principal critério para as contratações de pessoal; com a prefeitura estacionada no CADIN e, portanto, impedida de receber verbas voluntárias federais e estaduais e sem crédito para comprar sequer um parafuso; com a política do pão e circo jogando verbas preciosas pelo ralo e criando a ilusão de atender as necessidades daqueles que dependem das políticas públicas). Somente nos últimos anos conseguimos dar a volta por cima, assegurar o básico e reconquistar o direito de sonhar com voos mais altos.

Não fizemos nem nunca prometemos que faríamos tudo. A única promessa que fizemos e que estamos cumprindo com louvor, é que faríamos tudo que é possível e, acima de tudo, aquilo que é mais necessário para Herval avançar sem entrar no vermelho e sem deixar ninguém de lado ou para trás. Dessa forma, estamos encerrando mais um ano com a certeza do dever cumprido, mas também com o mesmo entusiasmo, dedicação e comprometimento que tivemos no início do governo capitaneado pelo prefeito Ildo Sallaberry. Estamos finalizando mais uma etapa do nosso trabalho, oportunidade que desejamos dias cada vez melhores para todos os moradores da Sentinela da Fronteira e renovamos o compromisso de seguir sempre por mais: mais orgulho de pertencer a esse chão e viver debaixo desse nosso céu; mais realizações; mais progresso; mais apoio governamental e qualidade de vida para cada vez mais hervalenses!

Comentários

Luiz Veleda disse…
Que maravilha!
Nossa Herval em ótimas mãos.
Bora desenvolver primo. Show de bola!
Contando os anos pra aposentar e mudar para aí. Quando este tempo chegar sou parceiro na campanha.
Sucesso sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde