Viver é melhor que sonhar!


Não queremos nada menos que um Herval cada vez melhor. E um Herval melhor não se constrói num ato milagroso, livre de problemas ou obstáculos nem com as críticas construtivas de quem nunca construiu coisa nenhuma. Como proclamou Voltaire, "posso não concordar com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las". Dessa forma, quem critica pode não ter razão, porém possui o direito de criticar. Mesmo assim, em nome da ética, quem critica deve conhecer minimamente aquilo que critica, não criticar meramente pelo prazer de gerar polêmica e, principalmente, não ser cruel.

Desde o início de 2021, sob a batuta do prefeito Ildo Sallaberry, Herval virou um verdadeiro canteiro de obras. Quem possui uma noção mínima da vida real sabe o quanto é difícil fazer obra pública em qualquer lugar do Brasil e, sobretudo, como é difícil fazer obra pública em Herval, que fica longe demais das capitais. É difícil não apenas pelo perfil econômico do nosso município, mas pela questão do custo logístico elevado, pelo fato das nossas obras serem menos atrativas na comparação com os municípios maiores da nossa região e pelos ritos administrativos e rigores e prazos legais que precisam ser cumpridos a risca quando se propõe a fazer as coisas acontecerem do jeito certo.

Estamos falando do maior investimento em obras estruturantes da história do nosso município! Então, com tantas frentes de trabalho e diversas obras acontecendo, ao mesmo tempo, óbvio que nem tudo são flores. Um dos problemas é que, com tanta obra, as empresas contratadas enfrentam dificuldades para conseguir mão-de-obra. Sem contar as adversidades climáticas dessa época do ano e a questão que obra sempre gera transtorno.

Mesmo com nossa terra bombando, como nunca antes visto, não falta quem reclame ou ache que faria melhor se estivesse no nosso lugar. Numa democracia, reclamar é legítimo e até necessário. Contudo, normalmente quem reclama são aqueles que não conseguem resolver seus próprios problemas e acham que possuem a solução para todos os problemas do mundo. Quem reclama, são aqueles que sempre falam muito mais do que fazem na vida pública ou que colocam a paixão política acima da razão ou da própria realidade, perdendo-se num mar de abstrações ou num oceano de sonhos. Ademais, com o advento da tecnologia, do mundo digital e da inteligência artificial, muita gente imagina que basta um clic ou apertar um botão para fazer tudo, como num passe de mágica. Mas não é assim. Muita coisa no mundo segue sendo analógica ou braçal e é preciso ter paciência. O importante é que as coisas aconteçam e, nesse ponto, Herval se encontra no topo do pódio.

"Ah, a obra de revitalização da praça não deslancha e apenas destruíram a nossa praça!" A obra de revitalização da praça é uma obra magnífica e capaz de fazer inveja em muitas administrações públicas. Ela vai dar um up no centro da nossa cidade e representa uma iniciativa que mostra o quanto o poder público valoriza o nosso patrimônio, os nossos principais atrativos e os espaços públicos de convivência, fruição e lazer. Acontece que tal obra obedece a um cronograma de execução, cuja conclusão está prevista para o mês de dezembro, e não é executada diretamente pela prefeitura, tendo uma construtora responsável pela mesma.

“Ah, no lugar de investir na revitalização da praça, deveriam destinar esse recurso para a saúde pública!” Estranho é que quem faz tal crítica, participou do ato e aplaudiu de pé quando o então deputado federal Henrique Fontana veio em nossa cidade, no final de 2019, anunciar a indicação de uma emenda no orçamento da União, destinada a realizar melhorias na nossa praça central, numa verba que posteriormente acabou não sendo liberada pelo governo federal. Estranho também é que aqueles que fazem essa crítica, ao mesmo tempo em que alardeiam saber das coisas, misturam alho com bugalho e não sabem o beabá da gestão de recursos públicos, que são divididos entre verbas de investimento e custeio, sendo que a revitalização da Praça Marquês do Herval é classificada como investimento e não retira um só centavo da área da saúde.

Só enfrenta problemas quem realiza e carências históricas não se resolvem da noite para o dia; é preciso foco, persistência, esforço, renúncias, direção segura e soma de forças. O fato, que os críticos de plantão não engolem, é que Herval nunca avançou tanto, e em todos os cantos, como nos últimos anos. Portanto, somos atacados por nossos acertos, e não pelos erros. Seguiremos combatendo as críticas com trabalho e realizações. Assim como não faremos nada para tentar calar os críticos, eles também não irão deter nossa marcha, pois nosso compromisso é com os hervalenses que sabem reconhecer os avanços e sentem orgulho desse grande momento que estamos construindo juntos. Herval na frente, sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!