Herval que dá certo e faz acontecer!



Gestão profissional com paixão de amadorismo: essa tem sido a receita do sucesso do governo comandado pelo prefeito Ildo Sallaberry. Contudo, apesar de Herval estar liderando o ranking de investimentos públicos entre os municípios da região e ter se tornado referência nacional em termos de boa administração pública, não falta uma meia dúzia para a qual as coisas nunca estão satisfatórias ou que o governo não vem fazendo as melhores escolhas. A famosa “turma do contra”, tal qual o Velho do Restelo, personagem introduzido por Luís de Camões em sua obra Os Lusíadas. Uma meia dúzia cheia de ideias e quase nenhuma experiência em gestão pública ou privada exitosa, para os quais as obras de calçamento não são importantes e não mudam em nada a vida dos pobres de Herval.

Antes de qualquer coisa, devo lembrar a dificuldade de executar obras de infraestrutura em nosso município, não apenas devido ao déficit histórico que existia nessa área (mesmo com os muitos investimentos feitos durante a gestão anterior de Sallaberry), mas especialmente pelo fato de estarmos distantes dos grandes centros urbanos, o que eleva consideravelmente o custo logístico. Uma dificuldade que se tornou ainda maior nos últimos anos, diante dos efeitos da Pandemia de Covid-19 na economia e do cenário nacional de queda na atividade produtiva e redução das políticas e investimentos públicos, combinada com inflação e juros altos, fruto da agenda recessiva do governo federal anterior. Somente por Herval “nadar” na contramão dessa correnteza negativa e promover o maior volume de investimentos públicos da nossa história, se não o aplauso, o governo deveria contar no mínimo com uma postura mais sóbria e menos soberba daqueles que jogam ou torcem contra.

O fato é que as obras de calçamento e instalação de redes coletoras de esgoto em todos os cantos da nossa cidade (já executadas, em execução, projetadas ou contratadas), constituem-se num magnífico programa social. Isso porque, além de representar um aporte vultoso de recursos em saúde preventiva e de movimentar a economia local e gerar direta e indiretamente dezenas de postos de trabalho, elas melhoram as condições de moradia e dão dignidade para quem precisava “amassar barro” ou “comer poeira” para exercer o direito de ir e vir. Mais que isso, tal investimento enxerga os “invisíveis” e coloca os pobres no orçamento, contempla-os com obras de infraestrutura básica e saneamento que antes não chegavam ou não os beneficiam diretamente. Só não enxerga quem não quer ou se preocupa apenas com o próprio umbigo ou não conhece a realidade de quem vive no chamado “Herval de baixo” ou então pensa que pobre deve ser lembrado apenas nos discursos ou na época da eleição.

Outro fato é que o olhar, as ações e os investimentos promovidos pela administração municipal vão muito além das obras de calçamento. Se fosse apenas elas já seria um grande feito, porém a prefeitura vem trabalhando em todo o município e promovendo uma verdadeira revolução em todas as áreas. Estamos recém entrando no terceiro ano de governo e já nos dois primeiros anos o que não faltam são investimentos públicos que melhoram a qualidade de vida dos hervalenses e promovem o desenvolvimento, tais como: obras para melhorar o acesso à educação e a qualidade das escolas municipais; obras para qualificar os serviços de saúde; a colocação de lâmpadas LED que transformou a noite hervalense num verdadeiro dia; investimentos na Vila Basílio como nunca antes na nossa história; aquisição de novos veículos, ambulâncias, maquinários e equipamentos agrícolas, não apenas renovando a frota, mas melhorando ou ampliando a prestação de serviços públicos essenciais.

Além disso, lembremos da criação do Museu Municipal Professor Osmar Hences e a reforma em andamento do Ginásio Municipal de Esportes; o Projeto Separe os Recicláveis que combina descarte correto de resíduos com proteção de animais domésticos; a regularização fundiária através do REURB que em 2022 já entregou as primeiras matrículas de propriedade de imóveis urbanos; as ações permanentes e continuadas para armazenar água nas propriedades rurais, numa medida estruturante e de enfrentamento preventivo à estiagem; a inauguração do novo prédio do CRAS; a garantia da vacinação contra o coronavírus, a implantação do SAMU e a construção de um novo prédio da farmácia básica municipal; a retomada dos eventos presenciais, a exemplo do Carnaval,  a FEJUNAHE e a parceria com o CTG na realização do Rodeio Internacional. E agora, além de vários outros investimentos em andamento ou a caminho, está prestes a ter início a obra de revitalização da nossa praça central, uma das grandes iniciativas da administração municipal, porque alcança  e beneficia todas as mulheres e homens dessa terra. Afinal, a praça é de todos nós!

Isso é fazer acontecer, apesar da turma do contra que nunca abandona a toada do Velho do Restelo citado no início, sempre batendo na tecla daquilo que ainda falta fazer, insistindo que o caminho deveria ser outro ou bradando que “não vai dar certo”! Isso é apostar no protagonismo e na capacidade realizadora do poder público! Isso é acreditar em Herval e nos hervalenses!


Comentários

Augusta Medina disse…
Realmente, nunca uma administração fez tanto por Herval como essa, é só abrir a mente e enchergar com os olhos de quem, independente de qualquer indiferença política, quer o melhor para essa cidade tão amada por todos, a cidade e a população sempre em primeiro lugar. Herval avançou em dois ano o que não avançou em 10. Parabéns Sr. Prefeito Ildo Sallaberry e a sua eficiente equipe. Herval nas mãos de gente que faz.

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!