A prefeitura realiza e os hervalenses se realizam
Num momento em que o governo federal promove ajustes na economia e o governo do estado, com a desculpa da crise, praticamente fechou o RS para balanço, a administração municipal realiza o maior volume de obras e investimentos em infraestrutura já executados, ao mesmo tempo, na história de Herval. Desta forma, além da importância dessas obras em si, o cenário ruim em nível estadual e nacional contribui para valorizar ainda mais as iniciativas e revelar o acerto na condução da máquina pública no âmbito local. Além disso, os investimentos realizados, em curso ou prestes a iniciar, não acontecem apenas com verbas oriundas de repasses, uma vez que a prefeitura aporta contrapartidas financeiras pesadas ou executa obras exclusivamente com recursos próprios.
Recentemente foi concluído o calçamento da rua Silva Tavares, num investimento de cerca de R$ 160 mil, com recursos próprios. Há poucos dias, concluiu-se também a obra de pavimentação da rua Dr. Ferreira, sendo que um trecho da mencionada rua foi calçado com recurso de cerca de R$ 260 mil proveniente do governo federal, a partir de emenda parlamentar do deputado Afonso Hamm (PP); e outro trecho foi calçado com recursos próprios, num investimento superior a R$ 60 mil. No início do ano, a prefeitura ainda investiu cerca de R$ 100 mil na construção de sistema de drenagem e rede coletora de esgoto na Av. João Dias da Silva, que dá acesso ao Parque Aquático, cartão postal da nossa cidade.
Ademais, não faltam obras em execução. Está em andamento o calçamento de ruas no bairro Caixa D’ água, num investimento de cerca de R$ 400 mil, com origem em repasse do Ministério das Cidades (mais uma emenda do deputado Afonso Hamm). Está em andamento também a pavimentação da Av. João Dias da Silva, obra que conta com o repasse do governo federal de R$ 292.500,00 por meio do Ministério do Turismo, mais a contrapartida do município de R$ 94.347,86 (sem contar o investimento citado acima na drenagem dessa avenida). Mais uma obra em andamento é a construção de 39 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, num investimento de mais de R$ 1 milhão que, além do repasse de verba federal, conta com a contrapartida importante da prefeitura relativa ao custo dos terrenos e dos serviços de infraestrutura do loteamento e do apoio à empresa responsável pela construção na execução das obras.
Em breve, ainda deverá ter início a pavimentação asfáltica de várias ruas que hoje contam com calçamento de pedras irregulares, motivo de muito queixume, transtornos e prejuízos para quem transita por esses locais. Logo, logo, portanto, teremos a primeira obra de pavimentação asfáltica da história da nossa cidade, que deverá contar com um repasse de R$ 394.200,00, oriundo do Ministério das Cidades, a partir de emenda parlamentar do deputado Fernando Marroni (PT) e uma super contrapartida da administração municipal, praticamente igual ao valor do repasse, devendo fechar em cerca de R$ 365 mil.
A prefeitura ainda teve uma proposta selecionada no PAC Pavimentação 3.ª Etapa, que prevê o financiamento de R$ 1 milhão para investimento em obras de calçamento de ruas nos bairros mais carentes de infraestutura da nossa cidade, e aguarda pela definição no âmbito do governo federal para a assinatura do contrato. Mais uma boa notícia é a emenda de R$ 250 mil, anunciada semana passada pelo deputado Marcon (PT), que será destinada para o calçamento ano que vem de um trecho da rua 13 de Maio, próximo a saída em direção ao assentamento São Virgílio.
Neste momento, a prefeitura realiza e os hervalenses têm motivos de sobra para se sentir realizados. Sob o comando do prefeito Ildo Sallaberry, Herval avança e faz obras num ritmo e profusão nunca antes vistos por aqui. Obras que demonstram a competência do atual governo e dão orgulho aos hervalenses que querem o melhor para nossa terra. Muito mais que isso: representam um enorme salto em termos de saúde preventiva, no embelezamento da cidade, na ampliação da qualidade de vida e no aumento da autoestima da nossa gente, como também na melhoria das condições de mobilidade nos quatro cantos da Sentinela da Fronteira. A mudança não para e não pode parar!
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