Prefeitura trabalha pela retomada e término das obras de construção de moradias
A
administração municipal vem trabalhando a todo vapor, na intenção de viabilizar
a retomada e conclusão de 39 unidades habitacionais do programa Minha Casa,
Minha Vida no loteamento Silva, cujas obras se encontram paralisadas.
Na manhã de ontem (13), o
secretário de planejamento e meio ambiente, Toninho Veleda, participou de
reunião na sede do Banco Cooperativo Sicredi S.A. em Porto Alegre, a fim de
encaminhar a posição e a proposta da prefeitura para assegurar a continuidade
do empreendimento em questão.
Após várias tratativas
internas e com representantes da empresa responsável pela construção, o
prefeito Ildo Sallaberry, num enorme esforço em nome do interesse público e do
alcance social da iniciativa, resolveu oferecer contrapartida financeira de R$
4 mil por moradia para viabilizar a retomada das obras e seu término até o
final de março de 2016, conforme novo prazo concedido recentemente pelo
Ministério das Cidades, por meio da Portaria nº 397, de 22 de julho de 2015.
Ocorre que a empresa responsável pela construção, Comércio e Serviços de Construção Ltda. – CEFAS, demonstrou não ter
condições de concluir a obra com os recursos disponíveis originalmente, R$ 25
mil repassados pelo Ministério das Cidades e R$ 3 mil oriundos de contrapartida
do governo do estado, em razão da defasagem desses valores decorrentes do
grande intervalo de tempo transcorrido entre a assinatura inicial dos contratos
e o início efetivo das obras, o aumento significativo do custo dos materiais
da construção civil nos últimos meses, como também pela necessidade de adequar o
projeto apresentado pela CEFAS (que previa a construção de telhados de
fibrocimento) às normativas do Minha Casa, Minha Vida que determinam que as
moradias recebam cobertura de telha cerâmica.
A reunião de ontem,
portanto, serviu para reafirmar o interesse e o compromisso da administração
municipal com a continuidade e o término dessa obra tão importante e aguardada.
Mais que isso: a reunião representou o encaminhamento de uma proposta concreta
para garantir esse intento.
Na oportunidade, o
secretário foi recebido por Patrícia Teló Belíssimo, Analista de Crédito
Imobiliário do Banco Cooperativo Sicredi S.A. Patrícia, por sua vez, relatou a disposição e o esforço
feito pelo banco para permitir a continuidade e a conclusão, não apenas das
obras em Herval, mas de todas as construções pela qual a instituição assumiu o
papel de instituição financeira responsável pelo repasse dos recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida – Sub 50. Ainda de acordo com a servidora do Sicredi, não poderia ser firmada uma definição naquele momento em relação ao aceite ou não
sobre o arranjo proposto, uma vez que a manifestação definitiva caberá a
Cooperativa Sicredi Fronteira Sul, que tomara posição em reunião agendada para
segunda-feira (17), sob a coordenação do Diretor Executivo, Gilmar Minuzzi.
Também participaram da
reunião, representando o Poder Legislativo, o vereador Rodrigo Cáceres Dutra e a Analista de Desenvolvimento de Negócios do Banco Cooperativo Sicredi S.A., Renata Perin Cardoso.
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