Herval rumo aos 200 anos e a um novo ciclo de avanços


Herval possui outras datas marcantes, a exemplo da instalação do acampamento militar Português que deu origem ao município, porém o 18 de janeiro que marca a elevação à Freguesia, é considerada a data máxima da Sentinela da Fronteira.

Chegamos aos 199 anos conectados em nossas raízes e com os braços abertos para o futuro; valorizando nossa história, mas antes de tudo sujeitos da própria história. Herval se aproxima dos 200 anos, cada vez mais de cara nova e com a alma guerreira, a simplicidade e a generosidade que estão no DNA da nossa gente e caracterizam a trajetória da nossa terra. Herval sou eu, tu, todos nós. Herval sempre será aquilo que fizermos dele. Por isso, é tão importante continuarmos caminhando de mãos dadas e entregar o nosso melhor em prol do melhor para o município que nos oferece um lugar no mundo e forma a nossa identidade.

Herval nunca será uma Pelotas, Bagé, São Borja, Porto Alegre, Florianópolis ou qualquer outra cidade ou território. Da mesma forma, os lugares que citei, nunca terão as características e riquezas que possuímos. Não somos piores nem melhores que ninguém. Nunca devemos copiar o estilo de vida de outros lugares nem transformar nossa querência naquilo que ela não pode nem deve ser. Nossa missão é despertar nossa melhor versão e transformar Herval no melhor que ele pode ser, tal qual está sendo feito atualmente sob a orientação segura, lúcida e visionária do prefeito Ildo Sallaberry, do vice-prefeito Celso Silveira e toda a equipe de trabalho que ama o que faz e vive de amores pela nossa Sentinela da Fronteira.

Ao nos aproximar dos 200 anos, precisamos olhar cada vez mais para frente e retroceder jamais. Lembro que uma das narrativas oposicionistas diz que o governo em curso já realizou todas as obras que eram necessárias e que o eventual retorno dos contrários ao poder será para fazer a obra social que a atual administração não sabe ou não quer fazer. Primeiro que as forças oposicionistas nunca fazem nada além do discurso fácil que fala o que precisa ser feito, sem nunca apontar como fazer aquilo que alegam que precisa ser feito, sendo que sua única marca é a trapalhada, a trapaça, os negócios obscuros, o pão e circo, o endividamento, a falta de crédito para comprar um simples parafuso, o isolamento geopolítico da nossa terra, a perda ou desperdício de recursos preciosos e a incapacidade política e administrativa no trato daquilo que é público. Prometem o céu, mas são especialistas em promover um inferno para a maioria, de modo a garantir o privilégio e a gastança de alguns poucos escolhidos.

Diferentemente da narrativa da turma do contra, as obras executadas pela administração municipal não representam nenhum elefante branco. Todas elas são um modo de cuidar e dar dignidade às pessoas, tendo como objetivo resgatar uma dívida histórica com a nossa população e melhorar o acesso aos serviços públicos essenciais e a qualidade de vida dos hervalenses, sobretudo, daqueles que mais precisam. Ou será que o problema dos críticos é a escolha por priorizar quem vive em ruas, bairros ou comunidades que eles entendem que precisam ser deixadas para trás ou se contentar apenas com migalhas?

Muito vem sendo realizado, porém o caminho para reduzir o atraso histórico do nosso município em termos de investimentos públicos estruturantes é longo e exige continuidade. Precisamos tornar realidade uma ligação asfáltica entre a nossa cidade e Aceguá, tirando-nos da condição de final de linha e criando um corredor alternativo para acesso ao Porto de Rio Grande. Temos que lutar pela construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, numa iniciativa que integre desenvolvimento e cuidado com o meio ambiente. Necessitamos brigar muito pela construção de uma nova subestação e a oferta de um segundo alimentador elétrico, reduzindo os problemas constantes de interrupção no fornecimento ou quedas na tensão da energia elétrica, especialmente no interior. Devemos batalhar pela instalação de estruturas de armazenagem e secagem de grãos na zona rural, visando fortalecer e dar maior competitividade à nossa agropecuária familiar. O poder público municipal precisa criar condições para elevar os ganhos e o padrão salarial do funcionalismo. A prefeitura ainda precisa resgatar várias dívidas históricas, reduzir desigualdades, promover diferenças e assegurar investimentos que fortaleçam a economia local e diminuam a nossa dependência das verbas que chegam por meio das transferências externas. Tudo isso mantendo as contas no azul, fazendo o básico bem feito e seguir realizando os investimentos prioritários e compatíveis com a receita municipal.

O melhor de Herval sempre será o povo hervalense. Mesmo assim, existe muito por fazer e somente quem conhece o caminho das realizações e possui história, experiência, credibilidade, pés no chão, prestígio e trabalho prestado pode falar em futuro e liderar a construção de dias ainda melhores!

Viva Herval, esse cantinho do mundo que acolhe, encanta, abre porteiras, desbrava ou reinventa caminhos, derruba fronteiras, constrói pontes e faz acontecer!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!