Comentário sobre os 33 anos de O Herval e os 100 dias do governo Celso

 


Ao completar 33 anos ininterruptos de circulação, o jornal O Herval se consagra como um dos maiores patrimônios da cultura e da história hervalense. Uma data para ser celebrada por toda a nossa comunidade e digna de todos os aplausos. Afinal, não é fácil manter um periódico vivo durante mais de três décadas, especialmente numa cidade de pequeno porte e distante dos grandes centros urbanos. Uma tarefa que se tornou ainda mais desafiadora diante do avanço e predomínio do mundo virtual, no qual os registros impressos a cada dia perdem espaço para a digitalização e o papel, que num passado recente reinou absoluto no universo do registro formal dos atos ou noticioso dos fatos, tende a virar peça de museu. Parabéns e obrigado ao seu Luiz e familiares por esta façanha, fruto de muita persistência e que se traduz num magnífico gesto de amor pela nossa Sentinela da Fronteira!

Em relação aos primeiros 100 dias da gestão capitaneada pelo prefeito, Celso Silveira, digo que um governo nunca começa do zero. Toda a administração pública é uma herança, seja ela boa ou ruim. Diferentemente da herança recebida em 1º de janeiro de 2009, cujo saldo desastroso todos os hervalenses são sabedores e até pouco tempo ainda pagavam a conta, o comando atual do município recebeu uma prefeitura organizada administrativamente e saudável em termos financeiros, com as obrigações em dia, a máquina administrativa funcionando plenamente e alguns milhões de reais em caixa para colocar nossa terra cada vez mais no lugar que ela merece ocupar e seguir resgatando dívidas históricas, sobretudo, com aqueles que mais precisam das ações governamentais e das políticas públicas.

Mesmo precisando enfrentar a narrativa mentirosa, a estratégia rasteira de tentar descredibilizar e dividir as lideranças governistas e a judicialização do resultado legítimo das urnas, Celso tem mostrado serenidade e foco em construir um Herval resolutivo, humano e que orgulhe a sua gente. Os maus perdedores e políticos sensacionalistas, populistas e movidos pela índole golpista, serão sempre barulhentos e aparecerão mais diante dos holofotes. Criticar é sempre mais fácil que fazer acontecer. O fato é que tudo que não é sólido desmancha no ar e a resposta tem sido dada com trabalho, autocrítica, coragem de mudar o que pode ser mudado e estreitamento dos laços com as forças vivas da nossa sociedade, sendo que os resultados já começam a aparecer ou ser encaminhados para que os frutos sejam colhidos num futuro bem próximo.

Herval segue em ritmo acelerado e no rumo do desenvolvimento, com medidas contundentes, a exemplo do reajuste em 100% no valor do Vale-alimentação do funcionalismo; o show nacional de Yasmin Santos comemorativo ao bicentenário de Elevação à Freguesia de Herval, num baile de organização que deu visibilidade ao nosso município e movimentou as ruas e o comércio local como poucas vezes se viu; a realização de um carnaval fora de época animado, inovador e mais conectado às entidades carnavalescas; o reforço do trabalho de zeladoria e limpeza da cidade; além do mutirão para a recuperação e melhoria das principais estradas rurais.

Além disso, se pode registrar a continuidade ou encaminhamento de novas melhorias para a nossa população, como o projeto de instalação de um restaurante popular junto à Assistência Social; a demanda de investimentos nas áreas da educação, saúde e esporte, por meio do Novo PAC, do Governo Federal; a construção de 40 cisternas para famílias inscritas no CadÚnico e residentes em comunidades rurais atingidas pela crise hídrica, numa parceria com o CIDEJA; a aquisição em andamento, com recursos próprios, de novos veículos para o transporte escolar, bem como maquinários e veículos utilitários, a fim de reduzir custos de manutenção e ampliar a presença da administração municipal na zona rural; a verba aguardada do INCRA, destinada à recuperação das estradas internas de todos os assentamentos da Reforma Agrária, no valor superior a R$ 3,5 milhões; a decretação de situação de emergência em decorrência da estiagem, abrindo portas para a chegada de socorro dos demais entes federados aos produtores que tiveram perdas ou prejuízos na produção; a perspectiva do início de novas obras de calçamento em vias importantes do nosso perímetro urbano e a possibilidade de instalação de um totem digital (ponto público de fornecimento de Internet) e câmeras de vigilância na praça central. Apenas para citar alguns exemplos.

Registrar a história do nosso município é a principal marca do Jornal O Herval. Mostrar serviço em todas as áreas e trabalhar com afinco e os pés no chão em todos os cantos de Herval é a principal bandeira e compromisso do prefeito Celso Silveira, do vice-prefeito, Rodrigo Dutra, e de toda a equipe de governo que ama a nossa terra e jamais irá desistir de fazer a coisa certa e construir dias cada vez melhores para os hervalenses. A caminhada está apenas começando, mas já existem vários motivos para comemorar e ter a certeza de que nossa terra escolheu o melhor caminho.

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns Toninho Veleda. Tu ,com certeza, fazes parte da história do O Herval. Obrigado por tudo!
Augusta Medina disse…
Mesmo muitos não reconhecendo, teu nome faz parte do desenvolvimento de Herval, o nível em que Herval chegou, da-se a competência do governo anterior e a equipe da qual tu fazia e continua fazendo parte. Que bom que o governo atual reconhece teu valor e competência a frente da secretaria de desenvolvimento. Parabéns e que o desenvolvimento continue.

Postagens mais visitadas deste blog

Um salto para o futuro

Pra frente é que se anda!