Afaste de mim esse cale-se II





Retomo o assunto das manifestações absurdas de alguns vereadores em relação a mim, proferidas na sessão do dia 8 de novembro, para lançar novos esclarecimentos e, sobretudo, novas luzes sobre este debate. Ocorre que diante dos pronunciamentos caluniosos dos vereadores Batista, Daniel e Jackson durante a referida sessão, os vereadores Passoca e Solange aproveitaram para fazer críticas de cunho político em relação as minhas escolhas na vida pública e ao meu desempenho como Diretor do legislativo.

Segundo o vereador Passoca, o fato de ocupar cargo de Diretor não me autorizaria a publicar opiniões no jornal diferentes das opiniões de alguns vereadores, pois isto caracterizaria um desrespeito ao legislativo e uma afronta aos vereadores. Respondo ao citado vereador que ele confunde a instituição Câmara Municipal com a atividade parlamentar. A primeira está acima de qualquer questionamento, já a segunda pode e deve ser questionada por qualquer cidadão, conforme assegura a Constituição Federal em seu Art. 5º, incisos II, IV, VIII e IX.

O vereador em questão ainda aponta o meu desempenho insatisfatório como Diretor o qual seria compensado, segundo ele, pelo excelente desempenho da servidora contratada para a função de assessora legislativa. Não duvido da competência desta servidora, porém lembro que a gestão atual do legislativo promoveu uma reforma nas funções da Casa (vide lei 937/2011), pela qual o Diretor deixou de ser o faz tudo, assumindo a tarefa de acompanhar e dirigir todos os órgãos da Câmara, em conformidade com os preceitos legais que estabelecem que cargo político é para comandar, e não para cumprir funções burocráticas.

Em relação à fala da vereadora Solange, a qual afirma que eu teria “cuspido no prato que comi”, numa alusão ao fato de que ocupei cargo no início da administração na Secretaria comandada pelo seu partido, tenho a dizer que fui convidado para tal cargo não porque o "PT dispensou o meu trabalho”, mas atendendo a um convite dos meus amigos João Bosco Paiva e Ricardo Souza que, diga-se de passagem, já deixaram o PMDB.

Além disso, mesmo ocupando um cargo político, durante o período que estive na Secretaria, sempre fui tratado como um quadro técnico, não tendo nenhum envolvimento com a política da mencionada sigla. Nem por isso deixei de ter uma postura de extrema lealdade ao Secretário da Saúde e a todas as lideranças desta agremiação partidária ao longo de todo o período que lá estive. E mais, ao pedir exoneração do cargo, fiz questão de enviar documento ao Secretário e ao presidente do partido, agradecendo a acolhida e a oportunidade de trabalhar pelo bem do nosso povo nesta pasta tão importante da administração.

No meu ponto de vista, é importante que a instituição responsável por fiscalizar o Executivo mostre suas mazelas para a população, mas sem ofensas pessoais nem ressentimentos políticos. Por isso, penso que os citados parlamentares perderam uma ótima chance para ficar calados ou então para informar a opinião pública sobre algumas conquistas do legislativo sob o comando do vereador Claudio, como o lançamento do site da Câmara (www.camaraherval.rs.gov.br), uma medida para levar mais e melhores informações sobre as questões históricas, contábeis, políticas e administrativas da “Casa do Povo” e o recente concurso público para o provimento de três vagas no legislativo, o qual contou com 101 inscritos e que teve como finalidade diminuir as contratações baseadas apenas em critérios políticos.

Para concluir, digo que aprendi com a educação dada por meus velhos pais e com as lições da vida, que as pessoas não devem ter valor apenas quando levantam a bandeira do nosso partido ou servem aos nossos interesses. As pessoas precisam ser valorizadas e respeitas sempre, mesmo que vistam outras cores ou andem em sentido oposto ao nosso. Esse é um dos princípios mais essenciais da democracia e uma obrigação das autoridades políticas eleitas democraticamente. Pena que nem todos sejam capazes de aprender tal lição, preferindo colocar a vida pequena dos partidos acima de tudo e de todos. Lamentável!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre do menino pobre de espírito e rico na arte de enganar

Um salto para o futuro

Pra frente é que se anda!