Um salto para o futuro
Difícil abordar qualquer assunto nesse momento, sem ao menos mencionar a catástrofe que se abateu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias, em decorrência das chuvas e inundações que atingiram a maior parte do território gaúcho. Felizmente, temos o privilégio de residir num céu aberto que, além do relevo que facilita o rápido escoamento da água das chuvas, vem contando com pesados investimentos da Prefeitura na instalação de redes coletoras de esgoto e sistemas de drenagem urbana. Uma medida que, certamente, contribui bastante para evitar muitos transtornos aos moradores e, sobretudo, estragos na nossa infraestrutura, provocados pelas enxurradas de agora e aquelas ocorridas no ano passado. Aliás, desde o início de 2021, a administração municipal expediu cinco Decretos de Situação de Emergência, motivados pela seca, vendavais e enxurradas que atingiram o nosso município nesse período, sem contar o Decreto de Calamidade Pública em razão da COVID-19.
Não é que as chuvas torrenciais que estão castigando o nosso estado não tivessem nos atingido, já que as enxurradas atrapalharam o andamento de esperadas obras públicas e ainda causaram importantes perdas na produção agrícola, dezenas de danos em estradas, bueiros e pontilhões e a queda brutal da atividade econômica estadual que irá reduzir o retorno do ICMS, que está entre as duas maiores receitas do município. Todavia, comparando a nossa situação com boa parte dos municípios afetados RS afora, contabilizamos quase que exclusivamente prejuízos econômicos e a demanda de restabelecimento de alguns acessos no interior do município. Apesar dessa breve introdução, tendo como tema a tragédia vivida por grande parte do povo gaúcho, a pauta que me trás aqui é outra e, embora não seja dramática, não é menos relevante. Falo da obra de revitalização da nossa praça central e da inédita rua coberta.
Antes de investir na revitalização da nossa praça central, a administração municipal priorizou e investiu fortemente na melhoria da infraestrutura básica dos bairros, fazendo com que a nossa população, ao sair de casa, deixasse de amassar barro no inverno e comer poeira no verão.
Antes de investir na requalificação da nossa praça central, a administração municipal instalou pracinhas em todos os bairros da cidade, criando vários espaços de diversão para as nossas crianças e de lazer para as mulheres e homens da nossa terra.
Antes de investir na modernização da nossa praça central, a administração municipal reformou ou ampliou todas as escolas municipais, o Centro Municipal de Saúde, o Ginásio de Esportes, além de inaugurar o novo prédio do CRAS, o Museu Municipal, entre outros. Sem contar as obras da sede do SAMU e do Centro de Veículos, que se encontram em execução. Tudo isso para melhorar o acesso e ampliar a qualidade dos serviços públicos prestados pelo município.
E a reforma da praça é para torná-la mais conectada ao tempo que vivemos, mas principalmente para conectar ainda mais a nossa população, fazendo esse espaço no coração da cidade se tornar cada vez mais nosso, mais vivo, mais colorido e mais convidativo. Junto com a reforma da praça virá uma rua coberta, um ponto público de internet banda larga, câmeras de monitoramento para ampliar a segurança e reduzir o vandalismo, um paisagismo que vai afirmar Herval como território do sul, ainda mais ligado em nossas raízes e interligado ao mundo.
Enfim, uma praça com a nossa cara alegre, com o nosso jeito batalhador. Um patrimônio público mais nosso e muito mais representativo do tempo de avanços, realizações e progresso que Herval experimenta sob a batuta do prefeito Ildo Sallaberry, junto com um vice-prefeito atuante, um time vencedor e uma população que aprendeu que juntos nós somos imparáveis e podemos tudo. Criticável seria "construir uma piscina numa casa que sequer possui banheiro", mas não, começamos pelo começo e priorizamos aquilo que é prioridade, antes de chegar na "perfumaria".
Comentários