Nem só de pão viverá o homem

Inauguro um novo espaço no blog do Toninho, denominado “Nem só de pão viverá o homem”.
“É preciso amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos”. Uma frase belíssima sob o ponto de vista literário, mas algo muito difícil de ser posto em prática no nosso dia a dia.
Mesmo assim, é preciso persistir na tarefa de vencer nossos erros, sombras e mazelas, tomando em nossas mãos a cruz de ir tornando-nos melhores pouco a pouco.
Ainda bem que, além das consolações e da bondade Divina para com nossas falhas e fraquezas, também podemos contar com imprescindíveis exemplos de elevação moral e espiritual, construídos ao longo da jornada do tempo, por meio do amor a Deus e ao próximo. E o maior desses exemplos, está nas pegadas de amor e fé deixadas pelo insuperável JESUS CRISTO.
De minha parte, também posso acrescentar mais um desses exemplos. Falo da minha alegria e gratidão por ter sido conduzido pelos caminhos desta vida até a Doutrina Espírita. E espiritismo, para quem não sabe, não tem nada a ver com “bruxarias” ou a "evocação dos mortos" para fazer mal a outrem. Espiritismo é uma Doutrina Cristã que tem por base um misto de ciência, filosofia e religião. Espiritismo é fé raciocinada. Fé na bondade Divina e na eternidade da vida.
Eis, para mim, uma luz capaz de iluminar as trevas deste mundo de dores, mas especialmente a escuridão do meu próprio ser. Graças a Doutrina Espírita, se não me tornei um exemplo de elevação a ser seguido, ao menos já não caminho mais às escuras.
Por esse motivo, quero compartilhar com os leitores e leitoras do blog, mensagens de paz, amor e otimismo, à luz do Espiritismo, como forma não de divulgar esta Doutrina (que ela já possui seus canais próprios de comunicação), mas de lançar um pequeno facho de luz sobre mim mesmo e sobre os que me lêem neste cantinho do "mundão virtual". Vamos a primeira mensagem, então:
Em Favor de Você Mesmo
Aprenda a ceder em favor de muitos, para que alguns intercedam em seu benefício nas situações desagradáveis.
*
Ajude sem exigência para que outros o auxiliem, sem reclamações.
*
Não encarcere o vizinho no seu modo de pensar; dê ao companheiro oportunidade de conceber a vida tão livremente quanto você.
*
Guarde cuidado no modo de exprimir-se; em várias ocasiões, as maneiras dizem mais que as palavras.
*
Refira-se a você o menos possível; colabore fraternalmente nas alegrias do próximo.
Evite a verbosidade avassalante; quem conversa sem intermitências, cansa ao que ouve.
*
Deixe ao irmão a autoria das boas idéias e não se preocupe se for esquecido, convicto de que as iniciativas elevadas não pertencem efetivamente a você, de vez que todo bem procede originariamente de Deus.
*
Interprete o adversário como portador de equilíbrio; se precisamos de amigos que nos estimulem, necessitamos igualmente de alguém que indique os nossos erros.
*
Discuta com serenidade; o opositor tem direitos iguais aos seus.
*
Se você considerar excessivamente as críticas do inferior, suporte sem mágoa as injunções do plano a que se precipitou.
*
Seja útil em qualquer lugar, mas não guarde a pretensão de agradar a todos; não intente o que o próprio Cristo ainda não conseguiu.
*
Defrontado pelo erro, corrija-o primeiramente em você, e, em seguida, nos outros, sem violência e sem ódio.
*
Se a perfídia cruzar seu caminho, recuse-lhe a honra da indignação examine-a, com um sorriso silencioso, estude-lhe o processo calmamente e, logo após, transforme-a em material digno da vida.
*
Ampare fraternalmente o invejoso; o despeito é indisfarçável homenagem ao mérito e, pagando semelhante tributo, o homem comum atormenta-se e sofre.
*
Habitue-se à serenidade e a fortaleza, nos círculos da luta humana; sem estas conquistas dificilmente sairá você do vaivém das reencarnações inferiores.
Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Agenda Cristã.
Ditado pelo Espírito André Luiz.
Edição de Bolso. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1999.
Comentários