Semana municipal de promoção da saúde bucal




A Câmara Municipal aprovou na noite de ontem (1/6) projeto de lei que “autoriza o Poder Executivo a instituir a semana municipal de promoção da saúde bucal”.
A iniciativa da bancada do Partido dos Trabalhadores objetiva organizar atividades de conscientização da população quanto aos cuidados com a saúde bucal, através de ações educativas, seminários, debates e campanhas a serem definidas pela Secretaria Municipal da Saúde.
Conforme a justificativa do projeto, “a preservação da saúde bucal é uma das principais metas das ações desenvolvidas pela Organização Mundial de Saúde — OMS.
Apesar da redução nas últimas décadas do índice de dentes cariados, perdidos e obturados — CPOD — dos brasileiros, segundo dados da área técnica de saúde bucal do Ministério da Saúde, a situação ainda é preocupante, no tocante as doenças que afetam a cavidade bucal, atingindo uma parcela significativa da sociedade brasileira.
Existem diversas enfermidades que atingem a cavidade oral, como as doenças periodontais, má oclusão, neoplasias (maligna ou benigna), lesões da mucosa, displasias e lesões de natureza infecciosa e inflamatória.
A não identificação desses males, assim como a falta de prevenção e do tratamento em tempo hábil, pode comprometer órgãos vitais e a saúde em geral do corpo humano”, concluiu.
A iniciativa agora será encaminhada ao exame do chefe do Poder Executivo, e depende da sua sanção para entrar em vigor.

Comentários

Anônimo disse…
quais seriam os argumentos dos vereadores que votaram contra?

Postagens mais visitadas deste blog

Comentário sobre os 33 anos de O Herval e os 100 dias do governo Celso

Um salto para o futuro

Pra frente é que se anda!