quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Doe sangue, salve vidas


A Secretaria Municipal da Saúde de Herval, juntamente com o Hemocentro Regional de Pelotas comunicam:

Tu que és doador, tu que és doadora tens um encontro marcado com a solidariedade.
É neste sábado, dia 24 de outubro, das 9h às 17h, no Centro Municipal de Saúde.
Não deixe de comparecer!
Teu gesto vai ajudar a recompor o estoque de sangue do Hemocentro Regional.
Teu gesto vai ajudar a salvar muitas vidas.

Esperamos por ti.
Doar sangue é doar vida!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Atender a todos, atender primeiro os usuários do SUS


Diariamente dezenas de pessoas procuram a Secretaria Municipal da Saúde em busca de transporte para tratamento médico fora do município. Mas nem todas são aquelas referenciadas pelas equipes de profissionais de saúde pública no âmbito do município para que possam alcançar as ações e serviços de maior complexidade oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Muitas dessas pessoas são vinculadas a determinados planos de saúde que, diferentemente do SUS, são de acesso restrito ou privado, como IPE e UNIMED; enquanto outras se dispõem a pagar para realizar um exame ou consulta e cobram o transporte da Secretaria como uma espécie de contrapartida.

O direito universal, gratuito e integral à saúde preceituado pela Constituição Federal é um direito que o poder público, nas três esferas de governo do país, deve efetivar por meio do SUS, conforme regulamenta a Lei 8.080/90, conhecida como Lei Orgânica da Saúde. Portanto, legalmente a Secretaria da Saúde tem obrigação de garantir transporte apenas para os usuários do SUS.
Mesmo assim, a gestão atual vem fazendo um esforço enorme para atender o maior número possível de pessoas que precisam deslocar-se para ter acesso a atendimento médico especializado. O fato é que a oferta de transporte é limitada, e nem sempre é possível atender a todos na data desejada.
Segundo o Secretário Municipal da Saúde, “os investimentos feitos este ano na aquisição de novos veículos permitem a Secretaria transportar num mesmo dia de 15 a 17 pacientes, excetuando-se os casos de urgência e emergência. No entanto, há momentos em que não é possível assegurar transporte a todos, devido à grande demanda e também a outras obrigações da Secretaria, como a garantia de transporte das equipes do ESF para atendimento no interior. Nossa vontade é de atender a todos, mas nosso compromisso é cumprir permanentemente a determinação legal que assegura o direito à saúde aos usuários do SUS”, explica Daniel Xavier.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Trabalho que contrói conquistas



A Secretaria de Saúde comemora a aquisição de mais um veículo para qualificar o trabalho da Secretaria e o atendimento à população referenciada pelo SUS para tratamento de saúde fora do município.
O veículo, adquirido com recursos vinculados na área da saúde, teve a sua compra aprovada de forma unânime pelo Conselho Municipal de Saúde, numa atitude que respeita e valoriza a participação social nas decisões da administração municipal.
O ato de entrega transcorreu no último dia 6/10 e contou com às presenças de diversas autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, sendo prestigiado por um bom número de pessoas da comunidade.
O Secretário Municipal da Saúde não conseguiu esconder sua satisfação ao receber as chaves do automóvel das mãos da vice-prefeita, Rosane Gomes Wilhelsen. Em seu pronunciamento, Daniel Xavier enfatizou a importância de mais esta conquista para a saúde da nossa população.
Segundo ele, “gradativamente e com muito trabalho estamos conseguindo superar as dificuldades próprias da gestão da saúde e a queda na receita que vêm atingindo todos os municípios em razão da crise mundial. Este é o segundo veículo zero quilômetro adquirido este ano e projetamos novas aquisições já para 2010. Este automóvel representa uma conquista para o povo de Herval, além de mais uma vitória da administração do município, que exorcizou o fantasma do CADIN e com isso vêm garantindo os recursos para proporcionar mais saúde e mais qualidade de vida a nossa população”, concluiu Daniel.