quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pedaços de tempo e de bom caminho...




De uns dias pra cá tenho passado longe das coisas e querelas da vida pública para mergulhar no mais fundo de mim mesmo.
Também ando de mal com as palavras. Foi então que decidi escolher algumas fotos para traduzir e compartilhar com o público o meu estado de espírito nestes dias em que as palavras me faltam e o frio do clima me consome, mas me sobra o calor das lembranças do andarilhar neste mundão de meu Deus, mesmo que seja pelos (des) caminhos interiores. Ha, antes que alguém pergunte, este aí na foto ao lado sou eu mesmo, em mil novecentos e antigamente.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Arteirice...


Nos últimos dias tenho recordado demasiadamente os meus tempos de criança.
Lembro-me das brincadeiras com meus irmãos que muitas vezes acabavam em briga.
Das brigas que não raro abriam a porta para carícias e brincadeiras.
Lembro-me do meu cavalo de pau, com cabeça de cano de pvc e rédeas cuidadosamente trançadas com "enrredadeira". Lembro-me das muitas tropeadas e campereadas pelo pátio de casa. Das picardias e algazarras no meio da plantação de milho a despertar a brabeza do pai.
Lembro das pandorgas, roletes, dos jogos de futebol debaixo das chuvas de verão, do caminhão com rodas confeccionadas a partir do recorte de chinelos havaianas e a lataria caprichadamente feita a base de embalagens de óleo de soja. E tinha também outro um pouco mais sofisticado, com a cabine emprovisada e encravada no meio no pátio, imitando o ofício do seu Adão Veleda...
Lembro-me do dia triste em que tentei salvar a vida de um filhote de passarinho que caira do ninho, e desafortunadamente o entreguei de bandeja na boca do nosso estimado gato. Minha pureza infantil não me permitiu atinar que gatos predam passarinhos. Daquele dia em diante passei a odiar gatos e distrações...
Lembro-me também das obrigações com a casa e meus irmãos, além do constante ajutório ao meu pai, sempre envolvido com a vida agitada de caminhoneiro.
Não estou pretendendo voltar no tempo nem à infância. O importante é que a vida me trouxe até aqui, com uma enorme coleção de alegrias e dores. A vida é assim.
No fundo nunca deixei de ser um guri e talvez por isso ame tanto as crianças e seja tão amado por elas.
E também neste mundo tão perdido em ilusões e adultamente mecanizado e fingido, que nega Deus e rouba a vida alheia em troca de poder e aparência, é sempre bom lembrar das coisas simples e ternas, como uma brincadeira ou um afago infantil. É sempre bom lembrar o quanto somos frágeis e o quanto ainda precisamos crescer até nos tornarmos humanamente adultos.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Coragem e compromisso com o Herval


Em jantar realizado na noite de ontem (20/5), reunindo amigos, familiares e apoiadores políticos, Toninho declarou que aceita o desafio de concorrer a vereador nas eleições de outubro próximo, sendo lançado como pré-candidato petista.
"Conforme declarei anteriormente, uma candidatura proporcional não estava nos meus planos, mas os diversos apelos para concorrer que tenho recebido me levaram a rever a minha decisão. Além disso, a candidatura nasce de uma vontade coletiva - e não de um ímpeto pessoal -, trazendo na sua forma e no seu conteúdo o firme compromisso de representar um grupo importante de pessoas, no campo e na cidade, dispostas a eleger um vereador empenhado em utilizar a força de um mandato parlamentar em favor da afirmação da Câmara de Vereadores enquanto um poder independente, eficiente e cada vez mais próximo dos anseios da população", disse Toninho.

Corrida pela prefeitura


Dizem as más línguas que o ex-prefeito Rubem teria aceitado o convite para ser vice do candidato a prefeito do PP, Ildo Salaberry, em troca do suposto pagamento de uma dívida milionária, a qual teria sido contraída por Rubem devido a irregularidades cometidas durante a sua gestão e convertidas em multa após julgamento pelo Poder Judiciário. Será mesmo!!!??? Num município tão carente não apenas de polícas públicas que revertam o quadro atual de estagnação, mas também de uma relação política aberta, honesta e construtiva entre o governo e os diferentes setores da sociedade, este tipo de acerto por baixo dos panos (se é que ele de fato ocorreu), deixam o conjunto da população Hervalense com a pulga atrás da orelha em relação ao verdadeiro propósito desta candidatura e os métodos políticos que ela já estaria se utilizando para chegar ao poder.
Quem espera mudança não pode mais engolir o velho jeito de fazer política, um jeito que promete o novo mas que adota o velho método do é dando que se recebe e que ressuscita as velhas raposas da política já condenadas pela Justiça e pela população por má administração pública. Fiquemos de olhos e ouvidos bem abertos.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Até logo!!!


Fui exonerado da assessoria da bancada petista esta semana. Motivo: as coisas da política e a política das coisas. Mas a vida e a boa luta continuam.
Quero agradecer a todos e todas que confiaram na minha capacidade e colaboraram para o sucesso do meu trabalho: aos amigos, colegas, companheiros de partido, no Herval e nos diversos municípios com os quais estabeleci relações político-institucionais e também afetivas; aos vereadores de todas as bancadas; aos diferentes Presidentes do Legislativo, especialmente o vereador Bebeto; aos mais diversos órgãos de governo, tanto municipal quanto do governo Federal, e ainda aos muitos camaradas que encontrei no Legislativo no âmbito estadual e federal; a direção municipal do meu partido, pelo enorme apoio e respaldo político; a comunidade Hervalense que sempre acolheu e reconheceu o meu trabalho, inclusive os adversários partidários.
Agradeço do fundo do meu coração o carinho, respeito e consideração dispensados a mim ao longo dos últimos três anos.
Estou voltando para casa de cabeça erguida, de alma leve e solta e com a certeza do dever cumprido, e ainda com uma bagagem repleta de novos conhecimentos e de novas amizades, principalmente.

Brigaduuuuu!!!!! A gente se vê por aí, nas esquinas da vida...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Um Lugar ao Sul



No próximo dia 13/05 o livro UM LUGAR AO SUL: Olhares indiscretos sobre o Herval completa 1 ano do seu lançamento.
Desde já, agradeço a todas e todos que colaboraram para o sucesso desta obra prima e irmã e filha da terra do Herval.
Só para me exibir, transcrevo a seguir as palavras do grande poeta piratiniense Juarez Machado de Farias, escritas em solidariedade ao livro e seu autor. Brigaduuuuuuuuu!!!!!!!!

Uma Vereda Para Um Lugar Ao SUL

"O que é velho está morto ainda que o novo não tenha nascido."
(Jules Michelet)

UM LUGAR AO SUL - obra de Luiz Antonio Garcia Veleda (Toninho) - lança olhares filosoficamente indiscretos sobre este município inserido na metade-sul de nosso Estado em precário estado. Região geográfica de triste memória escravocrata, latifundiária, machista, conservadora. "Definir é matar. Sugerir é criar." Atentando para o que diz o poeta Stéphane Mallarmé, digo que a referida obra sugere aos olhares sensíveis que estamos, de fato, diante de coisas mortas e putrefeitas que tomam feição de poder institucional. Não por acaso, um filho do "Herval de baixo" vem - com a palavra desperta e a necessária indiscrição - a incomodar os conservadores. Não tenho o cetro mas tenho a pena." Assim como pensou o iluminista Voltaire, Toninho Veleda nos aponta uma "vereda" para a indignação acerca das injustiças sociais que medram em nossos municípios. Afinal, muitos outros cidadãos e cidadãs do mundo enxergarão seus municípios no Herval redescoberto pelo olhar indiscreto deste hervalense movido à inquietude...
Se é possível obter água cavando o chão; se é possível enfeitar a casa; se é possível crer desta ou daquela forma; se é possível nos defendermos do frio ou do calor; se é possível desviar leitos de rios, fazer barragens; se é possível mudar o mundo que não fizemos, o da natureza, por que não mudar o mundo que fazemos, o da cultura, o da história, o da política?
(Paulo Freire)
As vontades populares estão desenhando um SOL para este SUL. Agora, só faltam os vivos ocuparem o lugar dos mortos.
Parabéns, Toninho, pela vereda ensolarada que apontaste a nossos olhos cabisbaixos. Que não desistas jamais de buscar o verdadeiro sol, o SOL da SOLIDARIEDADE!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Educação pública, gratuita e de qualidade???



A bancada petista na Câmara Municipal solicita reunião de audiênica pública para debater a política de educação do atual governo do estado, a qual vem regredindo em algumas conquistas e direitos importantes nesta área fundamental. A proposta deverá ser apreciada pelo Legislativo Hervalense na próxima terça-feira, dia 13/05.
Confira a seguir a íntegra da proposição:

Requer a realização de audiência pública para discutir as razões do fechamento e a municipalização de escolas estaduais no município, bem como da descontinuidade dos Cursos Normal (Magistério) e EJA em Herval.


Sr. Presidente,

Requeiro a Vossa Excelência, conforme o Regimento Interno desta Câmara de Vereadores, ouvido o Plenário desta Casa, a realização de audiência pública com representantes da sociedade civil; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria de Estado da Educação, através da 5ª. Coordenadoria Regional da Educação; CPERS- Sindicato, através do seu 24º. Núcleo, e com representante da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do RS.


JUSTIFICATIVA


A educação é um direito social de todos os cidadãos e cidadãs brasileiros, preceituado pela Constituição Federal de 1988, devendo ser assegurado pelo Estado, em todas as suas esferas de governo.
E neste momento, em que o governo federal, vem promovendo o maior investimento em educação da história do país, é no mínimo curioso que a gestão estadual, comandada pela Governadora Yeda Crusius, caminhe na direção aposta, promovendo, entre outras medidas que precarizam a educação pública no Rio Grande do Sul, o fechamento e a municipalização de inúmeras escolas ou cursos em todo o estado, inclusive em Herval.
Portanto, a presente proposta de debate público, tem como objetivo esclarecer a comunidade escolar e a opinião pública em geral sobre as razões e os objetivos desta política educacional – se é que podemos chamá-la como tal. Uma vez que estas decisões, além de terem sido tomadas nos gabinetes, sem a participação e ainda sob fortes protestos da comunidade escolar, aparentemente nos fazem regredir em alguns avanços importantes, especialmente na conquista do título de melhor educação pública do país.
SALA DAS SESSÕES, HERVAL, 13 DE MAIO DE 2008.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Jejum tricolor: isso tem que ter fim!!!


"Jejum tricolor: isso tem que ter fim"!. Mas até lá vamos rir um pouco da nossa própria tragédia!!!

Desatando desabafos...


Me sinto cansado... Cansado destes sorrisos fingidos...
Destes rostos fugidios e rotos...
De tantas palavras vãs e falsas que não dizem nada e que abocanham muito...
Da incompetência que se esconde e escora no trabalho sério e incessante de outrem...
Da indecência que varre a vida pra debaixo do tapete...
Desta mania porca de enganar e amaldiçoar por puro prazer ou arte...
Ando exausto das artimanhas...
Das conveniências e reticências...
Das aparências que enganam e da pureza só de aparência...
Das punhaladas calculadamente dadas pelas costas...
Dos silêncios propositadamente atentos e despertos...
Do velho que tenta aparecer em forma de novo...
Da cara nova envelhecida antes de sair da casca...
Da incrível capacidade do ser humano de não ser humano...
Das mãos carregadas de espinhos no lugar de fazer carinhos...
Me sinto cansado dos sermões, da tirania, das cerimônias, das pregações despegadas da razão e do amor...

Não penses que é poesia. É desabafo mesmo!!!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

PT promove seminário para seus candidatos




O Diretório Municipal do PT promoveu no último dia 01/05, Seminário para seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O encontro contou com a presença do presidente do PT de Pelotas, vereador Milton Martins, de Conceição, coordenador-adjunto da Regional do PT, e de Alexandre Melo, hervalense que presta assessoria ao deputado Eudes Xavier, em Brasília.

Após o Seminário, a direção do partido ofereceu um jantar de confraternização para dar as boas-vindas ao novo filiado petista, Jesus Garcia, uma das lideranças mais importantes do trabalhismo em Herval e mais um dos fundadores do PDT no município a deixar o partido. Jesus decidiu deixar o partido do atual governo para manter vivo o seu compromisso com os valores mais caros do trabalhismo, como a democracia e a justiça social.

Te liga aí!!!


7 de maio, quarta-feira, é o último dia para o eleitor e a eleitora requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio (Lei nº 9.504/97, art. 91, caput).

Comunicado de pesar


A família tricolor, enlutada e com profundo pesar, cumprimenta a nação colorada pela irrepreensível conquista do Gauchão 2008.
Aproveito a oportunidade para conclamar a maior torcida do Rio Grande, a do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, a entrar de corpo e alma na campanha que acabo de lançar: “jejum tricolor, isto tem que ter fim”.
Tal campanha tem como objetivo recuperar a garra e o orgulho de ser imortal tricolor. Já estamos com saudade de ver o brilho das estrelas dentro do campo. As curvas e a beleza da Deborah Secco são um arraso, mas os carrinhos de um Dinho, os dribles desconcertantes de um Ronaldinho e os gols de um Jardelão também têm o seu charme. Volta Felipão, Volta!!!